Escrevemos esse case para contar um pouco sobre como foi o processo de Licenciamento Ambiental do Hospital Montenegro.
O Hospital Montenegro opera com 100% dos atendimentos voltados ao SUS, além de ser um dos 25 hospitais do estado que tem licença ambiental emitida pela FEPAM.
Começamos nosso trabalho com o Hospital Montenegro no final de 2017. Mantido pela Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) de Montenegro, no Rio Grande do Sul, o Hospital Montenegro é uma instituição filantrópica que atende 100% de seus pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2012.
Neste projeto realizamos todo o processo de Licenciamento Ambiental e Plano de Gerenciamento de Resíduos da Saúde para a obtenção da Licença de Operação (LO) o que regulariza a atividade da instituição.
Para que a LO fosse garantida, foi feito um diagnóstico da situação do hospital na época. Trabalhamos com visitas quinzenais, com turnos de seis horas, onde foram desenvolvidas capacitações técnicas para todos os setores do hospital abordando o tema de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e segregação dos resíduos gerados por cada setor, buscando atingir os mais de 500 colaboradores do hospital.
Parte do nosso trabalho é estar junto com os nossos clientes em cada etapa do processo de licenciamento ambiental, e isso inclui acompanhar a visita técnica feita pela FEPAM, momento em que garantimos que todo o projeto desenvolvido esteja de acordo com as especificações técnicas do órgão regulamentador.
Neste trabalho conseguimos engajar toda a equipe do hospital para atingirmos nosso objetivo: obter a Licença de Operação, a qual foi entregue no em agosto de 2018, fazendo com que o Hospital Montenegro fosse um dos 25 hospitais no estado a ter a Licença Ambiental emitida pela FEPAM.
Essa licença é imprescindível para o funcionamento do hospital, que atende 14 municípios da região, abrangendo cerca de 160 mil habitantes. Também é condicionante para que o hospital consiga recursos financeiros para a execução de várias emendas de reformas, o que resulta em maior qualidade de atendimento para as pessoas da região.
A elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde, que contempla o gerenciamento, separação e destinação de resíduos da saúde é um processo que garante a não contaminação dos solos e recursos hídricos e nos ajuda a garantir um meio ambiente mais saudável e seguro para todos.
Esse case foi contado pela profissional Tanara Schmidt engenheira ambiental que atuou no projeto do Hospital Montenegro.
Conheça nossos serviçosHá mais de um ano iniciamos um projeto de pesquisa de lavra de extração de água mineral. Foi feito um amplo estudo...
O Hospital Montenegro opera com 100% dos atendimentos voltados ao SUS, além de ser um dos 25 hospitais do estado que tem licença...
O processo todo começa com o levantamento da situação atual do sistema de saneamento básico no município. Todos...
O processo de licenciamento ambiental de propriedades suinocultoras consiste em três etapas: Licença Prévia (LP), emitida na fase...