Logística reversa, já ouviu falar? Com a crescente preocupação com o meio ambiente, o tema vem ganhando cada vez mais relevância para as empresas que querem se manter competitivas no mercado atual. Adotar a logística reversa traz diversos benefícios para as empresas, além de ser uma prática alinhada com a sustentabilidade.
Para entender o que é e como funciona o processo de logística reversa, continue a leitura!
O que é logística reversa
A logística reversa, também chamada de logística inversa, é o processo de reaproveitamento, reuso ou mesmo o descarte adequado de materiais já utilizados.
O principal benefício da realização dessa prática para as empresas é a redução de custos, porém este processo também está alinhado à proposta de sustentabilidade dos negócios e preservação ambiental. A gestão do lixo gerado nos processos de produção é uma questão a ser discutida com toda seriedade pelas empresas e pela sociedade em geral. Em 2010, por exemplo, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos que discute e orienta a devida responsabilidade de todos nessa questão.
Quando uma empresa consegue implementar boas práticas de logística reversa, ela está não apenas aumentando seus lucros e otimizando seus processos, mas também contribuindo para a consolidação de importantes valores na sociedade.
O processo de logística reversa recolhe e reutiliza os resíduos do processo produtivo e devolve-os para reaproveitamento. Ou, na impossibilidade de reuso, efetua ações para que sejam descartados com o menor impacto possível ao meio ambiente. Tudo isso deve ser feito da maneira mais ágil e menos onerosa possível.
Face às constantes demandas dos consumidores por um processo produtivo mais limpo e sustentável, pode-se dizer que a logística reversa vem sendo usada nas empresas não apenas para otimização de seus custos, mas também para adoção de práticas mais alinhadas ao meio ambiente. A logística reversa já faz parte do planejamento estratégico de muitas empresas quanto à imagem das suas marcas perante o público e o mercado.
Incentivo à participação do consumidor final no processo de logística reversa
Além de integrar os agentes internos nesse processo, é possível incentivar outros atores no processo de manejo inteligente dos resíduos, incluindo os clientes finais. Bons exemplos são os postos de recolhimento de eletrônicos e componentes, pilhas, baterias, óleo usado e outros produtos, como cápsulas de café.
As pessoas tendem a se engajar nessas iniciativas. Contudo, é importante manter à disposição contatos úteis, e orientar os clientes com instruções de como o material deve ser recolhido. Além disso, os postos de recolhimento devem ser em locais de fácil acesso para o consumidor. Deve ser fornecido, ainda, o máximo de informações sobre a destinação dos resíduos e como se dará o processo de reaproveitamento ou descarte.
Obrigatoriedade da logística reversa
Em algumas empresas, pela natureza potencialmente danosa ao meio ambiente de suas atividades, há regras a serem adotadas para o manejo de seus resíduos.
É o caso de empresas que fabricam, distribuem, vendem ou importam produtos como pilhas e baterias, pneus, defensivos agrícolas, óleos lubrificantes (e também seus resíduos e embalagens), lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista e eletroeletrônicos em geral e seus componentes.
Essas empresas precisam seguir rigorosamente a legislação aplicável, pois o manejo ou descarte incorretos de seus resíduos podem gerar grandes danos ao meio ambiente e mesmo à saúde da população.
Logística reversa e sua importância para as empresas
Cada empresa deve ter seu processo de logística reversa totalmente estruturado e integrado aos demais procedimentos da organização. Para o sucesso da estratégia de logística reversa é preciso conhecer profundamente os processos da empresa fabricante e das empresas envolvidas em sua logística.
Além de gerar bons resultados para as organizações e resultar em benefícios ao meio ambiente e à coletividade, a logística reversa pode ainda ser um diferencial no marketing da sua empresa.
Hoje em dia, com os consumidores cada vez mais atentos à questão do meio ambiente, adotar medidas para reduzir o impacto que sua atividade produz no ambiente é sempre bem visto e melhora a imagem da sua marca, resultando em crescimento para o negócio.
Precisando de ajuda para implantar um processo de logística reversa na sua empresa?
O saneamento básico é um conjunto de serviços e infraestruturas que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da...
O Brasil é o país que se destaca na imensa variedade de vegetação existente em todo o mundo. Por ser um...
Com certeza você já deve ter lido alguma pesquisa ou ouvido dados e notícias sobre os números alarmantes da quantidade de...
Orgânicos: de onde vieram e por que são necessários Você já se perguntou de onde veio e como foi produzido o que...