Lógica Assessoria Ambiental Inteligente

Escrito por Cláudia Kuhn
Arquiteta e Urbanista
00.00.0000

A arquitetura verde propõe edificações mais sustentáveis e otimizadas, para se ter a diminuição do impacto ambiental da construção civil. O principal objetivo é diminuir os impactos negativos no ambiente e nas pessoas, e para isso é necessário ter profissionais qualificados para criar e executar soluções sustentáveis, que podem acontecer em várias escalas, desde o urbanismo até a decoração do seu ambiente.

Pensando inicialmente nas cidades brasileiras, que até então sempre priorizaram os automóveis (transporte individual) e cada vez mais perdemos lugares nas cidades para dar espaço a mais carros. Já vemos que a tendência mundial vai contra essa ideia, e prioriza o transporte coletivo, bicicletas e maiores calçadas para os pedestres. Algumas cidades brasileiras já estão trabalhando para seguir a tendência mundial, assim como empreendimentos de bairros planejados.

Esses bairros geram uma centralidade, uma área miscigenada com comércio, residência e escritórios/pequenas empresas. Nesses locais a ideia principal é não precisar sair dele, é você morar e no seu bairro ter tudo, sem precisar fazer grande deslocamento, incentivando os moradores a fazer tudo a pé ou de bicicleta. O que também chama muita atenção nesses empreendimentos é o tratamento que dão as áreas comuns, de lazer, sempre uma área ampla e muito vegetada, extremamente convidativa à utilizá-la, e quanto mais pessoas temos nas ruas, mais segurança temos nesses locais, mais qualidade de vida para todos. Esperamos que nossas cidades sigam as tendências, e que possamos ter essa qualidade de vida para todos.

Seguindo para a escala dos edifícios, ao projetar uma edificação, seja qual for sua escala, o primeiro passo é analisar onde será implantada. Aqui temos muitas chances de termos itens sustentáveis em nosso projeto, como por exemplo, evitar grandes movimentações de terra, evitar a retirada de árvores existentes, fazer o estudo da orientação solar, e ventos, que devem dar partido a implantação do projeto no terreno (ter uma boa ventilação e insolação é sinônimo de ambiente saudável, pois diminuímos a possibilidade de termos mofo e umidade), e também o estudo do impacto de vizinhança, pois quando estamos construindo qualquer edificação, estamos também construindo a cidade, e impactando todo o meio e as pessoas.

Partindo para a construção da edificação, temos culturalmente na nossa região dos Vales a preferência pela construção em alvenaria tradicional, sistema construtivo pouco sustentável, que podemos analisar pela quantidade de entulho gerada, e também pela questão da mão de obra pouco qualificada. Mas sempre podemos planejar melhor nossas obras, e mesmo sendo um sistema construtivo pouco sustentável, ainda conseguimos ter algumas ações, como a destinação correta do entulho gerado e a utilização de matéria prima regionais, evitando longos deslocamentos.

Vejo como um sistema construtivo pouco empregado na nossa região, mas com grande potencial de crescimento, o Wood Frame, um sistema que leva basicamente somente madeira de reflorestamento em sua estruturação e muito investimento em isolamento térmico e vedações. A madeira, por ser um material de fonte renovável, deve ser o material mais utilizado no futuro, e já está sendo muito bem trabalhada e estudada na construção civil, gerando uma edificação mais confortável comparado a uma em alvenaria.

Quando temos uma edificação nova, temos muitas chances de ter itens sustentáveis, como os já citados acima, e também muitos outros. A escolha da cobertura, por exemplo, pode nos gerar no minimo três itens sustentáveis. Nela podemos prever a instalação de captação solar, para produzirmos energia solar, podemos coletar toda a água da chuva, direcionando para uma cisterna e reaproveitando em vários pontos da edificação e também podemos ter um telhado verde que ajuda na questão térmica, ainda pode se ter recolhimento de água, diminui o efeito ilha de calor dentro das cidades, pode se tornar uma área de convívio ou de cultivo de orgânicos, e muitas outras vantagens. Já no paisagismo devemos priorizar a vegetação nativa, que além de se adaptarem facilmente ao local, beneficiam a vida selvagem fazendo a manutenção do ecossistema.

Mas se você já tem sua casa ou empreendimento construído e quer agregar itens que diminuem o impacto no meio também se têm diversas oportunidades, até mesmo um telhado verde, pois já existe um sistema para ser instalado mesmo em coberturas inclinadas. Também temos a opção de paredes verdes que são de simples instalação e manutenção e geram grande impacto no ambiente, assim como um jardim com espécies nativas. Dentro de casa, podemos também utilizar plantas, materiais decorativos de origens recicláveis, itens de artesãos locais, e até mesmo de automação residencial, onde se pode controlar e monitorar o consumo de luz e água na sua casa.

Temos consciência que o mundo está mudando, e que a médio e longo prazo a construção civil e as cidades estarão muito diferentes, cabe a nós já termos a sensibilidade de reduzirmos os impactos que nossas escolhas fazem no meio, e investir nele, para que tenhamos uma cidade mais saudável no futuro.

Conheça nossos serviços