Lógica Assessoria Ambiental Inteligente

Escrito por
01.10.2020

A sustentabilidade é uma prática cada vez mais crescente e que deve ser aplicada em todos os aspectos pessoais e da sociedade, o que inclui os pequenos negócios, mas que a princípio podem acabar por encontrar algumas dificuldades na sua implementação.

Por outro lado, levar a sustentabilidade aos pequenos negócios pode trazer uma série de benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para a empresa em si. Saiba mais sobre como levar a sustentabilidade aos pequenos negócios a seguir. 

O que é sustentabilidade

O conceito de “Sustentabilidade” teve origem com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano e está diretamente relacionado com “desenvolvimento sustentável”, definido por: “O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.”

Ou seja, quando fala-se sobre sustentabilidade, fala-se sobre o equilíbrio entre o social, ambiental e o econômico. São mudanças implementadas no dia a dia de maneira a incentivar o crescimento, porém não em detrimento de outras áreas, pelo contrário, de maneira pacífica e conjunta.

Sustentabilidade nos negócios

Implementar práticas sustentáveis nos negócios pode trazer uma série de benefícios, tanto para a empresa em questão quanto para o meio ambiente e a sociedade como um todo, entre eles:

- Redução da emissão de poluentes;

- Manutenção do meio ambiente local;

- Economia e otimização de recursos;

- Incentivos fiscais;

- Redução de gastos financeiros;

- Aumento da lucratividade;

- Retorno à sociedade local;

- Aumento da credibilidade empresarial.

E ainda, no dia a dia empresarial, a sustentabilidade é também vista como uma vantagem competitiva, uma vez que a empresa passa a ser vista como “amiga do meio ambiente” e pode utilizar isso como uma publicidade positiva para se destacar frente a seus consumidores e para seus acionistas, por exemplo.

Implementando a sustentabilidade nos pequenos negócios

Nas empresas, a implementação da sustentabilidade não deve ser apenas em atitudes práticas, mas em toda a mentalidade empresarial.

De maneira interna, é preciso incentivar os seus colaboradores a tomarem atitudes sustentáveis, tais como economizar água, apagar luzes e desligar equipamentos quando não estiverem usando, trazerem suas próprias garrafas de água, optarem por impressões frente e verso, entre outras.

Incentivar os colaboradores a utilizarem luz e ventilação natural abrindo portas e janelas sempre que possível também é uma excelente forma de implementar a sustentabilidade nos pequenos negócios. Para isso, é preciso criar políticas na empresa que permitam o uso do ar condicionado apenas em horários e dias mais quentes, por exemplo. Além das vantagens para o meio ambiente, isso também traz como benefício uma diminuição considerável na conta de energia.

Outras atitudes estruturais também devem ser implementadas. Primeiramente, a sustentabilidade pode exigir a troca e manutenção de aparelhos, uma vez que isso garante o pleno funcionamento desses itens, economia de energia e menos emissão de poluentes, por exemplo.

Além disso, manter a fiação em bom estado, utilizar equipamentos que promovam a redução de consumo, realizar manutenções periódicas, instalar placas fotovoltaicas e usar lâmpadas de LED são alguns bons exemplos. Inclusive, sempre escolher aparelhos com bom custo-benefício, qualidade e elevada durabilidade é fundamental.

Em relação aos fornecedores, sempre que possível, é recomendado o consumo de produtos e matéria-prima locais. Essa prática ajuda a comunidade em que a empresa está inserida, seja na compra de matéria-prima para a produção ou até mesmo na aquisição de produtos e serviços oferecidos por locais, que podem inclusive cobrar valores menores.

Influência dos superiores

Vale ressaltar também que muitas dessas atitudes devem vir primeiramente dos superiores. Quando o exemplo vem de cima fica mais fácil implementar a sustentabilidade em um pequeno negócio e estabelecer uma nova cultura organizacional entre a equipe.

Por isso, os diretores, chefes e gerentes devem ser os primeiros a colocar esses pontos em prática e servir de exemplo para seus encarregados, contribuindo muito mais para o engajamento da empresa com as questões da sustentabilidade.  

 

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