O mercado da construção civil ao mesmo tempo em que é uma das áreas que mais gera retorno financeiro para o país, é um dos maiores responsáveis por impactos ambientais e consumo de recursos naturais em grande escala. Por isso, optar por construções sustentáveis, que minimizem os danos para a natureza, tem sido cada vez mais uma preocupação dos profissionais desse ramo, e a tendência é que esse tipo de obra se popularize ainda mais nos próximos anos.
O que é Construção sustentável?
Esse tipo de construção - também conhecida como construção verde - preza por empreendimentos imobiliários que alinhem em todo o processo construtivo a eficiência ambiental, com o uso de produtos ecologicamente corretos, considerando o conforto das pessoas, responsabilidade social, menor custo de produção e outros. Com isso, o objetivo geral é reduzir os impactos gerados para a natureza e para a sociedade.
3 pilares da construção sustentável
Responsabilidade ambiental: o planejamento inteligente da obra para que a edificação tenha longa duração e evite possíveis demolições; a reciclagem de resíduos; reuso dos recursos naturais; a utilização de materiais ecologicamente corretos, produtos que não causem danos para o meio ambiente e saúde; terrenos que não estejam localizados em áreas contaminadas, entre outros. Esses são alguns dos aspectos necessários para que uma obra seja considerada sustentável.
Eficiência no uso de recursos: uso de iluminação e ventilação natural, energia renovável, fotosensores para a economia de energia, captação de água da chuva, implementação de sistemas de reuso da água residual no canteiro de obra, integração da construção com o entorno e mais.
Gestão consciente de materiais: a seleção criteriosa dos materiais visa a diminuição do desperdício, a não poluição do solo, da água e do ar. Por exemplo: utilizar tintas a base de água minimizam a emissão de poluentes, bem como optar por cores mais claras ajuda na iluminação natural e diminui o consumo de energia. Além disso, dar prioridade a produtos com certificação ecológica, como telhados verdes e madeira de reflorestamento, são alguns exemplos de medidas usadas nas construções sustentáveis.
Como fazer?
O planejamento, a escolha dos materiais, o respeito pela natureza e a preservação dos recursos naturais são alguns dos aspectos que se deve levar em consideração na hora de construir um empreendimento sustentável. Segue a lista de alguns materiais e medidas que você deve adotar:
- Utilização de energia solar;
- Madeira de reflorestamento;
- Pavimentação permeável;
- Plástico reciclado;
- Válvulas de descarga eficientes;
- Bioconcreto;
- Tijolos de solo-cimento;
- Sistemas de eficiência hídrica;
- Forros e painéis em ecoplaca;
- Uso de iluminação natural;
- Telhas ecológicas;
- Lâmpadas de LED;
- Tintas ecológicas;
- Placas de cortiça reciclada;
- Criação de um canteiro de obra sustentável;
- Redução de resíduos.
5 benefícios de optar pela construção sustentável
Preocupação com a saúde: a adoção de um canteiro de obras sustentável, que utiliza sistemas construtivos industriais, melhora as condições de trabalho, pois diminui a poeira, os ruídos, controla a temperatura e evita possíveis acidentes. O não uso de produtos químicos e a limpeza do local também são fatores importantes para que os trabalhadores não entrem em contato com substâncias tóxicas.
Qualidade do ambiente interno: o conforto térmico, lumínico e acústico também contribuem para melhorar a qualidade de vida do morador.
Menor impacto para o meio ambiente: a harmonização com o meio ambiente a partir do consumo consciente gera benefícios a curto e longo prazo.
Valorização de elementos naturais: preserva a área verde natural que está no entorno da construção, usa sistemas de ventilação natural e energia solar.
Menor custo de produção e manutenção: com o uso de materiais reciclados e produtos de longa duração, os gastos tanto com a construção como com futuros reparos é mais baixo.
São vários benefícios e vale lembrar que a responsabilidade ambiental e social é uma exigência cada vez maior, visto que a sustentabilidade resulta na diminuição dos impactos ambientais e na criação de espaços mais saudáveis para a sociedade como um todo.
Gostaria de conversar com a gente sobre como deixar seu próximo empreendimento mais sustentável?
Então, entre em contato clicando neste link para abrir uma janela de conversa diretamente no WhatsApp. Estamos aqui para ajudar você!
O saneamento básico é um conjunto de serviços e infraestruturas que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da...
O Brasil é o país que se destaca na imensa variedade de vegetação existente em todo o mundo. Por ser um...
Com certeza você já deve ter lido alguma pesquisa ou ouvido dados e notícias sobre os números alarmantes da quantidade de...
Orgânicos: de onde vieram e por que são necessários Você já se perguntou de onde veio e como foi produzido o que...