A ecoinovação faz parte de um processo de desenvolvimento sustentável e baseado na inovação. Para alcançar este objetivo, empresas de diferentes portes e ramos de atuação concentram-se no desenvolvimento de modelos de negócios baseados em sustentabilidade ambiental, a fim de minimizar os efeitos negativos de suas atividades.
Sua principal premissa é o melhor uso dos recursos, resultando em um processo de produção mais eficiente. No entanto, essas etapas devem ser consideradas como parte de um processo complexo, que inclui a implementação de mudanças abrangentes na dimensão social e institucional.
Assim, é comum afirmar que a ecoinovação deve ser apoiada por uma evolução correspondente de arranjos sociais e estruturas de apoio institucional.
O que é a ecoinovação?
A ecoinovação está intimamente ligada a uma variedade de conceitos relacionados, como ecoeficiência, design ecológico e design sustentável. Portanto, é fácil ver que as lacunas existentes entre cada um desses conceitos poderiam e deveriam ser preenchidas para uni-las em um movimento forte o suficiente para criar uma nova ordem ecológica, tanto na dimensão tecnológica quanto na social, cuja prioridade seja o desenvolvimento sustentável.
Por outro lado, a ecoinovação representa uma oportunidade fundamental na superação dos desafios mundiais de sustentabilidade e uma oportunidade comercial que pode tornar a economia brasileira ainda mais forte e mais competitiva no futuro.
A ecoinovação é uma nova abordagem de negócios que promove a sustentabilidade ao longo de todo o ciclo de vida de um produto, além de aumentar o desempenho e a competitividade da empresa. Ela pode ajudar pequenas e médias empresas (PMEs) a:
Acessar mercados novos e em expansão;
Aumentar a produtividade;
Atrair novos investimentos para os negócios;
Aumentar a lucratividade em toda a cadeia de valor;
Ajudá-las a ficar à frente dos regulamentos e normas - principalmente aqueles relacionados ao meio ambiente.
Existem vários benefícios que podem ser obtidos com a ecoinovação, no entanto, alguns deles se destacam por serem primordiais em uma estratégia competitiva atual e eficiente. Confira:
Benefícios para a empresa e a comunidade
Quando uma empresa age de maneira ambientalmente responsável todo o seu entorno é beneficiado. Diminuir a emissão de poluentes, preservar as águas e o solo, diminuir a geração de resíduos, bem como descartá-los de forma consciente colabora para o bem-estar local. Como resultado, a empresa passa a ser reconhecida e admirada por seus atos, impactando direta e indiretamente em seus resultados operacionais.
Melhor desempenho de mercado
Com a chamada onda verde em seu auge, é inegável que empresas que adotam a ecoinovação se destacam dentre as que não o fazem. Também por isso, a sustentabilidade vai além do meio ambiente e é considerada uma importante vantagem competitiva, agregando valor ao negócio.
Geração de valor para o negócio
A ecoinovação beneficia empresas em diferentes aspectos. Hoje é possível encontrar vários exemplos de empresas, como a brasileira Natura, que utilizam a tecnologia para extrair o melhor dos recursos naturais sem degradá-los.
Desse modo há um fortalecimento de seu posicionamento, inclusive justificando preços mais altos de modo que o consumidor sinta-se satisfeito em pagar mais em função dos benefícios gerados não apenas à sua saúde, mas também à sociedade e ao meio ambiente. Em resumo: a ecoinovação é uma importante fonte de geração de valor para o negócio.
Mercado em ascensão
A demanda por sustentabilidade e consciência ambiental não é nova, no entanto, torna-se mais urgente a cada dia. O número dos chamados “consumidores verdes” cresce concomitantemente, tornando a ecoinovação uma importante porta para um mercado aquecido e em ascensão.
Segundo pesquisa da The Benchmarking Company, divulgada pelo SEBRAE, 74% dos 4.000 consumidores entrevistados compram algum produto orgânico por acreditar que são mais saudáveis para o organismo.
Redução de custos
Os benefícios da ecoinovação não impactam empresas apenas em seu ambiente externo. Atitudes ambientalmente responsáveis, possibilitadas através de processos produtivos mais eficientes, máquinas mais modernas e design sustentável, resultam em uma importante economia de recursos como água e energia elétrica, o que torna a empresa mais rentável e vantajosa.
Engana-se quem pensa que os movimentos de cobrança e apoio à sustentabilidade ficaram na década de 70, juntamente com o movimento hippie. A ecoinovação é um conceito atual e urgente, capaz de beneficiar o meio ambiente ao mesmo tempo em que gera vantagem competitiva para as mais diferentes organizações.
Interessado no assunto e disposto a incorporar ações nesse sentido junto à sua empresa? Nós da Lógica Assessoria Ambiental Inteligente podemos lhe ajudar.
Entre em contato para pensarmos ações conjuntas para colocar o seu negócio em um novo patamar de desenvolvimento.
O saneamento básico é um conjunto de serviços e infraestruturas que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da...
O Brasil é o país que se destaca na imensa variedade de vegetação existente em todo o mundo. Por ser um...
Com certeza você já deve ter lido alguma pesquisa ou ouvido dados e notícias sobre os números alarmantes da quantidade de...
Orgânicos: de onde vieram e por que são necessários Você já se perguntou de onde veio e como foi produzido o que...