O marketing sempre foi uma das estratégias de negócio mais eficazes para as marcas no mundo todo. Hoje, em especial, com a presença cada vez mais forte das empresas na internet, ele tem sido utilizado para gerar mais visibilidade, promovendo e impulsionando as vendas no ambiente digital.
Quando bem planejado e feito por profissionais qualificados na área, o marketing auxilia a empresa a crescer positivamente no mercado ao reforçar sua identidade, identificar os desejos dos clientes, estabelecer uma boa comunicação e estreitar os laços com seu público-alvo. Nesse contexto, uma modalidade que tem ganhado destaque é o chamado Marketing Verde, você conhece?
Nesse artigo, nós te explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
O que é Marketing Verde?
Com seus primeiros passos dados na Europa e nos Estados Unidos ainda na década de 60, o Marketing Verde, também conhecido como Marketing Ambiental ou Ecomarketing, começou a ser praticado com mais frequência depois dos anos 90.
Trata-se de uma modalidade que tem como objetivo a criação de uma imagem ecologicamente consciente para a marca, em que seus produtos, ações e identidade estão de acordo com as boas práticas de preservação do meio ambiente e a preocupação com o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
Investir nesse mercado, além de ser uma estratégica eficaz de valorização e percepção da marca perante a sociedade, traz diversos benefícios ambientais a curto, médio e longo prazo.
A American Marketing Association define o Marketing Verde como “o desenvolvimento e comercialização de produtos destinados a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade”. Afirma ainda que o conceito trata do “estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis”.
Princípios do Marketing Verde
Para ser aplicado corretamente, o Marketing Verde deve seguir alguns princípios básicos, como:
- Deve, em sua essência, ser: ecologicamente correto, ecologicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito;
- Criar produtos que demandam menos recursos naturais;
- Prezar por ações que beneficiem o meio ambiente em todos os aspectos: operacional, produção e divulgação;
- Estar em consonância com os três Rs da sustentabilidade: reciclar, reutilizar e reduzir;
- Adotar condutas de reciclagem de matéria-prima, reutilização de água, uso de energia renovável e redução das emissões de dióxido de carbono;
- Reduzir o uso de material plástico;
- Administrar e descartar o lixo de forma correta;
- Optar por embalagens de menor impacto ambiental;
- Entre outros.
Benefícios
Alguns dos principais benefícios são:
- Preservação do meio ambiente;
- Aumento da lucratividade e credibilidade do negócio;
- Melhora da imagem da instituição diante do mercado e da sociedade;
- Criação de laços e uma boa relação com órgãos e ativistas ambientais;
- Redução de custos operacionais e de produção;
- Redução de multas e penalidades por poluição;
- Aumento da capacidade de inovação;
- Contribuição para um planeta mais saudável e sustentável.
Porém, aqui cabe um lembrete importante: não basta apenas se denominar como uma empresa ecologicamente consciente, é essencial que a instituição possua os chamados “Selos Verdes”, que comprovam a sua responsabilidade e o comprometimento com o meio ambiente. Esses selos são certificados que comprovam a implantação de um sistema de gestão ambiental. Conheça dois deles logo abaixo:
ISO 14000: conferido pela International Organization for Standardization (ISO), garante que a empresa mantenha em funcionamento um sistema de garantia da qualidade ambiental, evitando condutas que o prejudiquem, como o uso ineficiente dos recursos e o desperdício.
LEED: é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações criado pela U.S. Green Building Council. A iniciativa tem com objetivo incentivar a sustentabilidade em projetos e obras.
Lembre-se: o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos, governo, empresas, instituições e sociedade. A cobrança por parte do mercado e da própria população para que as medidas sustentáveis estejam mais presentes é cada vez maior. Desse modo, o Marketing Verde é uma ação que definitivamente veio para ficar. A pergunta que deixamos é a seguinte: ela está presente na sua estratégia por meio de ações concretas? Pense nisso; é importante!
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