Lógica Assessoria Ambiental Inteligente

Escrito por
08.01.2021

O marketing sempre foi uma das estratégias de negócio mais eficazes para as marcas no mundo todo. Hoje, em especial, com a presença cada vez mais forte das empresas na internet, ele tem sido utilizado para gerar mais visibilidade, promovendo e impulsionando as vendas no ambiente digital.

Quando bem planejado e feito por profissionais qualificados na área, o marketing auxilia a empresa a crescer positivamente no mercado ao reforçar sua identidade, identificar os desejos dos clientes, estabelecer uma boa comunicação e estreitar os laços com seu público-alvo. Nesse contexto, uma modalidade que tem ganhado destaque é o chamado Marketing Verde, você conhece?

Nesse artigo, nós te explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é Marketing Verde?

Com seus primeiros passos dados na Europa e nos Estados Unidos ainda na década de 60, o Marketing Verde, também conhecido como Marketing Ambiental ou Ecomarketing, começou a ser praticado com mais frequência depois dos anos 90.  

Trata-se de uma modalidade que tem como objetivo a criação de uma imagem ecologicamente consciente para a marca, em que seus produtos, ações e identidade estão de acordo com as boas práticas de preservação do meio ambiente e a preocupação com o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Investir nesse mercado, além de ser uma estratégica eficaz de valorização e percepção da marca perante a sociedade, traz diversos benefícios ambientais a curto, médio e longo prazo.

A American Marketing Association define o Marketing Verde como “o desenvolvimento e comercialização de produtos destinados a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade”. Afirma ainda que o conceito trata do “estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis”.

Princípios do Marketing Verde

Para ser aplicado corretamente, o Marketing Verde deve seguir alguns princípios básicos, como: 

- Deve, em sua essência, ser: ecologicamente correto, ecologicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito;

- Criar produtos que demandam menos recursos naturais;

- Prezar por ações que beneficiem o meio ambiente em todos os aspectos: operacional, produção e divulgação;

- Estar em consonância com os três Rs da sustentabilidade: reciclar, reutilizar e reduzir;

- Adotar condutas de reciclagem de matéria-prima, reutilização de água, uso de energia renovável e redução das emissões de dióxido de carbono;

- Reduzir o uso de material plástico;

- Administrar e descartar o lixo de forma correta;

- Optar por embalagens de menor impacto ambiental;

- Entre outros.

Benefícios

Alguns dos principais benefícios são:

- Preservação do meio ambiente;

- Aumento da lucratividade e credibilidade do negócio;

- Melhora da imagem da instituição diante do mercado e da sociedade;

- Criação de laços e uma boa relação com órgãos e ativistas ambientais;

- Redução de custos operacionais e de produção;

- Redução de multas e penalidades por poluição;

- Aumento da capacidade de inovação;

- Contribuição para um planeta mais saudável e sustentável.

Porém, aqui cabe um lembrete importante: não basta apenas se denominar como uma empresa ecologicamente consciente, é essencial que a instituição possua os chamados “Selos Verdes”, que comprovam a sua responsabilidade e o comprometimento com o meio ambiente. Esses selos são certificados que comprovam a implantação de um sistema de gestão ambiental. Conheça dois deles logo abaixo:

ISO 14000: conferido pela International Organization for Standardization (ISO), garante que a empresa mantenha em funcionamento um sistema de garantia da qualidade ambiental, evitando condutas que o prejudiquem, como o uso ineficiente dos recursos e o desperdício.

LEED: é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações criado pela U.S. Green Building Council. A iniciativa tem com objetivo incentivar a sustentabilidade em projetos e obras.

Lembre-se: o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos, governo, empresas, instituições e sociedade. A cobrança por parte do mercado e da própria população para que as medidas sustentáveis estejam mais presentes é cada vez maior. Desse modo, o Marketing Verde é uma ação que definitivamente veio para ficar. A pergunta que deixamos é a seguinte: ela está presente na sua estratégia por meio de ações concretas? Pense nisso; é importante!

 

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