Mercado imobiliário: 5 Tendências que a pandemia está moldando
Se existe um assunto que nos motiva a falar é o mercado imobiliário. Um setor que impacta diretamente a vida das pessoas tanto socialmente quanto economicamente. Contudo, neste momento que estamos vivendo, a Pandemia de Covid percebemos que o setor teve que lidar com novas demandas e repensar o segmento como um todo, tanto na questão de investimentos quanto na de projetos.
Um dos temas que mais vem sendo discutido por pessoas de vários setores é como será a vida pós pandemia. Estar atento a esta nova forma de viver e consumir faz muito sentido uma vez que os projetos e os negócios estejam preparados para esta nova realidade. Algumas tendências já vínham sendo sentidas e experimentadas no mundo, contudo com a pandemia isso ficou mais claro e evidente, inclusive acelerou esse movimento. Elencamos cinco tendências que a pandemia está moldando no mercado imobiliário.
1 - Valorização dos espaços públicos
O que se vê muito nesta pandemia são pessoas buscando espaços públicos para pegar sol, brincar com seu pet, levar seu filho para andar de bike, brincar, fazer atividade física e manter contato com a natureza. Esta situação se acentua ainda mais para quem vive em grandes cidades e condomínios verticais.
Com isso, poder estar em espaços públicos que atendam as necessidades do cidadão, de uma forma mais inclusiva, desde a sua preservação, limpeza, brinquedos para as crianças, espaços abertos com gramado, ciclovias, árvores com sombra são cada vez mais importantes para a saúde física e emocional das pessoas. Esses espaços passam a fazer parte da vida delas e constroem memórias afetivas. Negócios e moradias que puderem estar ao lado de espaços públicos com este perfil assim serão mais valorizados, pois terão uma adesão maior e as marcas poderão estar cada vez mais próximas das pessoas e construir um relacionamento duradouro e fidelizado.
2 - Projetos residências que contemplem espaços para home office
Com a pandemia, diversas empresas tiveram que trabalhar em home office. Profissionais de vários setores passaram a se adaptar a essa nova realidade e com isto questionar os espaços de suas moradias. Por outro lado, empreendedores questionaram se a volta às torres corporativas seria necessária. Diante dessa realidade, moradias que tenham espaços que dispõem um ambiente adequado para home-office serão mais disputados e valorizados.
3 - Empreendimentos de uso misto, contemplando comércio, serviço, moradia e lazer
Empreendimentos urbanos planejados que visão o meio ambiente e o cidadão como partes integrantes do sistema conseguem construir um ambiente mais equilibrado para a qualidade de vida urbana e se tornam um ativo importante para a cidade e seus moradores.
Trata-se de projetos de integração entre elementos naturais e construídos, permitindo que as pessoas se reúnam e aproveitem estes novos lugares. Uma coexistência entre moradia, comércio, serviços e lazer diminuindo as distâncias, contribuindo com a mobilidade urbana e acessibilidades.
Outro fator relevante desses empreendimentos é o fortalecimento da comunidade local, pessoas consomem produtos e serviços daquela zona, fomentam eventos culturais, criam uma identidade própria e com isso a valorização do lugar.
4 - Centro de logística
Estamos vivendo numa era onde o online ganha cada dia mais força e adeptos, isso falando de usuários. Se tratando de negócios, a pandemia fez com que muitos empresários passassem a vender no meio digital para manter a competitividade nas vendas . Com esse cenário, os pontos de venda em centros da cidade passam a ser questionados, como resultado os aluguéis vem sofrendo quedas significativas tanto no valor, quanto na taxa de ocupação. Com isso, centros de logísticas vem se tornando modelos atrativos, uma vez que se pode facilitar o depósito de estoque, compartilhar despesas de segurança e limpeza e facilitar o envio da mercadoria, permitindo que esses negócios se reestruturem e voltem a crescer com mais velocidade.
5 - Open malls
Não poderíamos deixar de falar dos open malls, num momento que os shoppings do mundo vem sofrendo por conta do advento dos e-commerces e da diminuição da frequência dos consumidores em ambientes fechados.
Com isso os open malls ou shopping a céu aberto ganham mais espaço, pois eles permitem ao consumidor uma experiência diferente uma vez que eles podem consumir ao ar livre, passear livremente e tornar aquele momento um lazer além de consumir.
Com essa experiência positiva, cria conexão com o local e os negócios que ali estão instalados à disposição de seus clientes.
Com este panorama, podemos ver que o mercado imobiliário tem grande impacto na vida das pessoas, ainda mais neste momento de pandemia. Se elas podem viver e trabalhar melhor a sua qualidade de vida aumenta e assim contribuímos para uma vida urbana com mais qualidade e significado.
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