Marketing verde é uma estratégia de marketing focada em ações que beneficiem o meio ambiente, seja na produção, no operacional ou na divulgação do produto ou serviço.
Marketing verde, também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing, é uma estratégia de marketing que foca nos benefícios dos produtos, do modo de produção, ou da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente.
Resumidamente, estamos falando de um marketing com apelo ambiental. Ou seja, o ecomarketing consiste em vender a imagem de que sua empresa tem consciência ecológica.
Por conta disso, certamente não basta que a empresa comece a transmitir apenas uma imagem de consciência, mas sim que passe a ter uma atitude real de transformação e responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica.
Vamos começar já com uma boa notícia: se você tem uma pequena ou média empresa, saiba que será muito mais fácil incorporar o marketing verde.
Isso porque é mais fácil ter controle das atividades e da postura dos funcionários, e inserir novas práticas e hábitos. Mas obviamente, empresas grandes também conseguem (e tem feito isso de forma ostensiva) adotar o marketing verde.
Dicas para implementar o marketing verde em sua empresa
Invista fortemente em reciclagem e reaproveitamento de materiais – isso além de ambiental e socialmente correto, irá gerar economia a médio e longo prazo, além da admiração dos consumidores;
Economize água na produção;
Elimine ou substitua produtos poluentes por outros que não sejam, ou que sejam menos poluentes;
Separe e destine o lixo de forma adequada;
Sua empresa pode desenvolver programas que colaborem para a redução da degradação ambiental, ou colaborar com programas que já existam;
Pense em formas de aumentar a durabilidade de seus produtos;
Essas são apenas algumas dicas, mas isso não significa que sua empresa deva usar só papel reciclado nas impressões, tampouco que essa é a única coisa que uma empresa deve fazer para que já possa proclamar que está praticando o marketing verde.
Seja criativo e a partir de agora reconsidere todo o seu processo de produção, e esteja disposto a mudar.
Se sua empresa trabalha com roupas, hoje em dia é possível investir até em cabides ecológicos, por exemplo.
Já se você tem uma empresa de turismo, considere investir em turismo sustentável. A ideia nesse tipo de turismo, que vem crescendo exponencialmente, é unir o útil ao agradável: colaborar para a não-agressão ao meio ambiente e deixar o turista satisfeito. Isso porque pessoas vem tomando consciência de que algumas condutas no ecoturismo impactam fortemente a natureza.
Estar atento as mudanças no padrão de consumo e preferências ao seu redor é fundamental para que sua empresa tenha e mantenha sucesso.
Além disso, a médio e longo prazo, os investimentos em sustentabilidade irão trazer economia à sua empresa, e lucro de qualidade, agregando valor a marca.
O saneamento básico é um conjunto de serviços e infraestruturas que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da...
O Brasil é o país que se destaca na imensa variedade de vegetação existente em todo o mundo. Por ser um...
Com certeza você já deve ter lido alguma pesquisa ou ouvido dados e notícias sobre os números alarmantes da quantidade de...
Orgânicos: de onde vieram e por que são necessários Você já se perguntou de onde veio e como foi produzido o que...