Apesar de muitas vezes não parecer, o turismo é uma prática que pode ser realizada de diversas maneiras, a depender do objetivo almejado com a viagem. Nos últimos anos, o turismo convencional tem aberto espaço para outras formas de explorar novos lugares. Nesse contexto, o turismo sustentável é uma das práticas que vem ganhando destaque e, felizmente, cada vez mais adeptos.
Segundo pesquisa realizada pela Report Linker em 2019, a previsão é que até 2023 o turismo sustentável terá um CAGR (Compound annual growth rate ou Taxa de Crescimento Anual Composta, em português) superior a 10% em todo o mundo. Portanto, essa é uma tendência que só tem a crescer no Brasil e cabe às empresas do segmento se adaptarem para não perderem espaço no mercado, e, evidentemente, aproveitarem a oportunidade para adotar práticas que ajudem o meio ambiente.
Mas apesar de práticas sustentáveis, ou verdes, como também são chamadas, serem cada vez mais comuns, muitos ainda têm dúvidas sobre o que é esse tipo de turismo e como desenvolvê-lo. Por isso, trouxemos a seguir alguns conceitos acerca do turismo sustentável e algumas dicas de como implementá-lo e praticá-lo. Lembrando que esse é um dever tanto das empresas quanto dos turistas.
Afinal, o que é um turismo sustentável?
De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), para que se tenha um turismo considerado sustentável é preciso que ele adote práticas que ajudem na preservação do meio ambiente, ou seja, na manutenção dos recursos naturais (fauna e flora), garantindo as necessidades das gerações presentes e futuras.
Mas como toda atividade econômica, no turismo sustentável é preciso que as necessidades financeiras e econômicas das empresas também sejam atendidas. Então, resumindo: turismo sustentável é aquele que oferta experiências capazes de combinar necessidades econômicas com necessidades sociais e ambientais.
Para tanto, é necessário um esforço tanto por parte das empresas do segmento como também dos consumidores, ou seja, dos turistas. Dessa forma torna-se possível que o desenvolvimento turístico contribua para a preservação da natureza.
Turismo sustentável: 3 dicas para as empresas
Como acontece em todos os segmentos corporativos, cada caso é um caso. Ou seja, cada marca tem um perfil de atuação, uma cultura e um público próprios e diferentes entre si. Por isso, cada planejamento deve ser elaborado com base nas condições e realidades apresentadas pela referida organização.
Logo, não há uma fórmula mágica e única que pode ser aplicada para todas as empresas. É preciso que uma assessoria especializada faça uma análise aprofundada para encontrar os caminhos mais adequados.
Entretanto, é possível elencar alguns passos e itens básicos que podem ser seguidos pela maioria das empresas. Confira 3 deles:
Conhecer a legislação
O primeiro passo para se tornar uma empresa que pratica o turismo sustentável é conhecer e entender bem o que diz a legislação do país sobre sustentabilidade. O Brasil possui dezenas de leis que versam sobre o tema, como a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, a Lei dos Crimes Ambientais, Lei de Recursos Hídricos, entre outras.
Assim, a partir do que diz a legislação, principalmente o que orienta a OMT, cabe ao empreendedor buscar soluções que contribuam para a sustentabilidade da sua atividade e da sociedade ao mesmo tempo.
Infraestrutura e conscientização
Evidentemente, para praticar um turismo sustentável é preciso que quem pretende explorar turisticamente um atrativo natural que se encontra na sua propriedade, desenvolva e ofereça uma infraestrutura e atividades turísticas que visem a proteção do patrimônio natural do local. Esse é um item básico!
Além disso, é preciso também investir em uma comunicação que conscientize sobre a importância de práticas mais sustentáveis e como desenvolvê-las. Dessa forma este tipo de turismo pode gerar conscientização, reforçar a vigilância da sociedade sobre o patrimônio ambiental e resultar em recursos que podem ser aplicados na preservação do local.
Contratar uma assessoria especializada
Por fim, para que sua empresa consiga seguir a legislação vigente, evitando problemas legais futuros e ainda desenvolva uma infraestrutura adequada e ferramentas de conscientização, a presença de uma assessoria especializada durante esse processo é essencial.
Analisando a realidade, o perfil e as condições da empresa, a assessoria poderá orientar sobre os melhores caminhos a serem seguidos.
5 dias para se tornar um turista sustentável
Como pontuamos anteriormente, não cabe apenas às empresas de turismo modificarem suas práticas a fim de torná-las mais sustentáveis. Esse é um dever também dos turistas. A seguir temos algumas dicas simples, mas que podem fazer a diferença para a realização de um turismo mais amigo do meio ambiente. Confira:
Cuidado com o seu lixo: essa é uma dica que deve ser aprendida na infância e reproduzida por toda a vida, em qualquer contexto. Seja responsável pelo lixo que produz!
Tire apenas fotos: não retire conchas, mudas ou plantas de seu habitat natural. Lembre-se: da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças.
Valorize a cultura local: procure conhecer a cultura do seu destino e sempre que possível adquira produtos e serviços oferecidos pelas nativos, movimentando e valorizando a produção e a economia local.
Informa-se sobre as empresas: antes de contratar os principais serviços que envolvem uma viagem, como hospedagem, por exemplo, procure saber se a empresa se preocupa com as questão ambientes e opte sempre por aquelas que demonstrarem essa preocupação.
Diminua o uso de plástico: durante a viagem reserve uma garrafa para levar sempre com água aos passeios, evitando adquirir novas garrafas plásticas. Além disso, tenha uma sacola de tecido para as compras no mercado, por exemplo, e adquira um canudo reutilizável.
Com cada um fazendo sua parte, empresas e turistas, é possível combinar: turista satisfeito, renda para a comunidade e natureza preservada.
O saneamento básico é um conjunto de serviços e infraestruturas que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da...
O Brasil é o país que se destaca na imensa variedade de vegetação existente em todo o mundo. Por ser um...
Com certeza você já deve ter lido alguma pesquisa ou ouvido dados e notícias sobre os números alarmantes da quantidade de...
Orgânicos: de onde vieram e por que são necessários Você já se perguntou de onde veio e como foi produzido o que...